Mais Categorias
Policial

PF e Receita Federal apreendem Fentanil pela primeira vez em Pernambuco; uma mulher foi presa em Paulista

PF e Receita Federal apreendem Fentanil pela primeira vez em Pernambuco; uma mulher foi presa em Paulista

Foto: Divulgação

    Compartilhe:

A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram a apreensão, pela primeira vez na história, de uma encomenda de fentanil em Pernambuco. Ao todo, foram apreendidos 20 frascos da droga, com uma mulher, no Janga, em Paulista, Grande Recife, que foi presa em flagrante.

Segundo a PF, a suspeita tem 20 anos, está desempregada e é natural de Paudalho, na Zona da Mata Norte. Ela não possui ficha criminal. 

A prisão ocorreu durante uma operação de vigilância, relacionada ao combate ao tráfico interestadual de entorpecentes. Nas investigações, foi apontado que uma encomenda possivelmente com as substâncias ilícitas seria entregue no Janga. Além dos 20 frascos de fentanil, foram apreendidos ácido bórico e éter, insumos químicos utilizados no preparo da droga e um celular, que poderá ajudar a identificar demais envolvidos.

O Fentanil é um opioidesintético, semelhante à mórfina, porém com efeito analgésico 50 a 100 vezes mais potente do que esse remédio. Ele é normalmente indicado para aliviar dor crônica, dor muito frte ou para ser usado como complemento de uma anestesia geral ou local. 

Nas ruas, é uma droga forte, que provou ser um grande problema para a saúde pública nos Estados Unidos.

A mulher foi autuada por crime de tráfico interestadual de drogas e pode pegar uma pena que varia de 5 a 10 anos de reclusão.

 Entenda a o perigo do fentanil

O Fentanil é 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína, o fentanil é um opioide sintético (composto químico psicoativo que produz efeitos semelhantes aos do ópio).

No entanto, quando usada de forma recreativa, fora do contexto médico, essa poderosa droga pode ser mortal. É possível que a substância seja traficada para intensificar o efeito de drogas como ecstasy e cocaína.

O Fentanil foi introduzido na década de 1960, em suas diversas formas (comprimidos, adesivos, injeções etc.), é usado como anestésico e para aliviar as dores agudas de uma cirurgia ou um problema de saúde com dores crônicas.

Uma vez que o fentanil entra no cérebro, ele facilita a liberação de dopamina, anulando a dor, dando ao usuário um disparo da sensação de prazer, de calma e a redução da ansiedade. Essa sensação é o que torna o fentanil viciante.

Um dos efeitos do Fentanil é que o usuário pare de respirar e morra quando a oxigenação se reduz perigosamente no corpo, antes mesmo das pessoas se deem conta de alguma alteração.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook