RECEITA FEDERAL AFIRMA QUE RASTREAMENTO DE BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR É FALSO
Foto: Gerada por IA
A Receita Federal emitiu um alerta sobre informações falsas que estão circulando nas redes sociais em que a instituição vai rastrear brasileiros que moram fora do país e que não fizeram a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP). Na fake news que estava sendo encaminhada na internet dizia que a receita começaria a rastrear a população já em 2026.
Conforme explicação da própria Receita Federal, a instituição não rastreia brasileiros devido à mudança de domicílio, não há nenhuma mudança de procedimento para 2026 ou em qualquer data futura, brasileiros que deixarem definitivamente o país devem informar para a Receita de forma simples e rápida no site do próprio órgão.
Também é comum que brasileiros que já estavam residindo em outro país façam a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) e envie esta Declaração de Saída Definitiva do País, após um ano da saída. Esses procedimentos são obrigatórios e servem para a garantia dos direitos dos brasileiros que mudam de domicílio fiscal, inclusive perante o fisco do país de destino.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
FERREIRA COSTA REALIZA PRESS DAY E REFORÇA IMPACTO...
Evento reuniu imprensa e parceiros para destacar...
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
GOVERNO DE PERNAMBUCO CONVOCA MAIS 214 APROVADOS PARA...
Etapa marca a fase final do concurso unificado das forças...