
Após cancelamento de voo inaugural entre Recife e Madri, passageiros aguardam por novo embarque

Foto: Cortesia/Williams Foto
Um avião que decolou do Recife rumo a Madri, na Espanha, teve um problema e precisou retornar à capital pernambucana na noite desta terça-feira (10). O voo inaugural da Azul Linhas Aéreas era operado pela companhia Euroatlantic em um Boeing 767-300 (bimotor a jato).
Após decolar às 19h52, de acordo com a Aena, que administra o Aeroporto Internacional do Recife, o piloto da aeronave solicitou retorno, só realizado às 21h49. A passageira Eduarda Nunes conversou com a reportagem da CBN Recife e relata como os demais passageiros foram informados da situação.
"Quando deu uns 20 minutos de voo, o piloto informou aos passageiros em chamada aberta, que estava tendo um problema no flip e que precisaria voltar para Recife. Só que a gente ficou sobrevoando a área e deu umas 18 voltas ou mais em torno do nosso litoral para conseguir pousar", conta.
Segundo Eduarda, a Azul concedeu um voucher alimentação para que os passageiros pudessem jantar. Após às 23h, houve a confirmação do cancelamento do voo, e desde então, ela e a família, composta por mais nove pessoas, permanecem no Aeroporto Internacional do Recife aguardando para tentar embarcar novamente.
"Todo mundo teve que desembarcar, tirou suas malas. Quem despachou a mala pegou o despacho e teve que aguardar 2 horas para conseguir ter um retorno se a gente conseguiria realmente embarcar novamente. E quando deu 23h, houve uma um aviso geral que o voo tinha sido cancelado, que a gente teria que fazer o check-out", reforça.
Eduarda Nunes segue em contato com a Azul Linhas Aéreas, especialmente por causa do pacote de viagem comprado em família. A jovem relata que percebeu a aeronave praticamente lotada durante o voo e, ao longo da madrugada, alguns desses passageiros conseguiram remarcar a viagem.
O que diz a Azul Linhas Aéreas
Por meio de nota, a Azul informou que "por questões técnicas, o voo AD8000 (Recife-Madri), operado pela euroAtlantic, precisou retornar ao aeroporto de origem, com solicitação de prioridade de pouso. A aeronave orbitou antes do pouso, por protocolos preventivos, para diminuição do peso para aterrissagem. O pouso e o desembarque dos Clientes aconteceram normalmente e em total segurança".
Ainda de acordo com a companhia, os clientes estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Anac. Também é destacado pela Azul que não houve declaração de emergência, e que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.
Antes da decolagem, houve uma cerimônia com a presença de autoridades para marcar o voo inaugural. A previsão era de que o voo chegasse em Madri às 8h30 desta quarta-feira (11).
Reportagem - Lucas Arruda
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