ASCES-UNITA DESTACA COMPROMISSO NO I CONGRESSO DO AGRESTE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Foto: Elvis Edson
Na última terça-feira (25), o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) marcou presença no I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero, evento que reuniu profissionais, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater o tema “Cuidado, autonomia e justiça social para as mulheres e meninas”. O encontro teve como propósito fortalecer a rede de proteção e ampliar os caminhos de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.
A participação da Asces-Unita aconteceu por meio de sua representatividade no Conselho Municipal das Mulheres, com a gestora de Marketing e Comunicação, Diana Bezerra, como titular, e a coordenadora do curso de Direito da instituição, Elba Ravane, como suplente. A presença institucional reforçou o compromisso da universidade com o desenvolvimento de políticas públicas e ações sociais voltadas à promoção da igualdade e à proteção das mulheres.
Outro destaque é a trajetória transformadora da Asces-Unita na formação de lideranças locais. A secretária executiva da Secretaria da Mulher, Hannah Miranda, é professora da instituição, assim como as ex-secretárias da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, Perpétua Dantas e Elba Ravane, que também foram alunas e algumas atuam como docentes da Asces-Unita. Essa presença expressiva evidencia a relevância acadêmica e social da universidade na formação de profissionais engajadas na luta pelos direitos das mulheres.
Diana Bezerra defende que “para ampliar a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência, é preciso ter o engajamento dos diferentes atores sociais: órgãos públicos, instituições e também entidades de classe”.
"Os diferentes atores da sociedade devem agir em conjunto através da educação, conscientização e denúncia no combate à violência doméstica", concluiu.
O congresso foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher, pelo Conselho Municipal das Mulheres e pela Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero. Além disso, contou com o apoio de instituições públicas, universidades e organizações da sociedade civil engajadas na promoção da equidade de gênero e no fortalecimento das políticas para as mulheres.
Para a Asces Unita, esta pauta é permanente. A instituição mantém o Núcleo de Enfrentamento à Violência de Gênero Elma Novaes há 13 anos, um órgão multidisciplinar que desenvolve atividades educativas, de apoio e conscientização, contribuindo ativamente para o enfrentamento da violência de gênero e para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para mulheres e meninas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2025
ASCES-UNITA DESTACA COMPROMISSO NO I CONGRESSO DO...
Instituição reforça atuação permanente na proteção,...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2025
SENAI CARUARU ABRE VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS...
Formações gratuitas têm início entre dezembro de 2025 e...