DO PRÉ-NATAL AO PRIMEIRO COLO: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PARA PREVENIR O PARTO PREMATURO
Foto: Divulgação
Em novembro, celebra-se o mês da prematuridade. A campanha busca ampliar a conscientização em torno da causa e destaca a importância da prevenção, do acompanhamento pré-natal e do acolhimento às famílias.
A iniciativa se fundamenta em estimular o acompanhamento correto durante a gestação, como o pré-natal adequado, que ajuda a identificar fatores de risco precocemente e pode reduzir a quantidade de partos prematuros. Outra pauta igualmente importante da campanha são os cuidados essenciais após o nascimento prematuro, o incentivo à doação de leite humano e as práticas de “separação zero”, que defendem o contato contínuo entre mães, pais e bebês internados em unidades neonatais.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, só em 2024 foram quase 300 mil casos de bebês nascidos prematuros. O número representa 12% dos nascimentos, acima da média mundial de 10%, o equivalente a 1 em cada 10 nascimentos em todo o mundo.
As ações de conscientização promovidas pelos hospitais e unidades de saúde impactam diretamente a vida de crianças e mães que passam por esse momento sensível. Rafaella Belarmino, coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade Vasco Lucena, da Hapvida, explica como a campanha fortalece a esperança e a fé das famílias que enfrentam essa situação.
“Todas as gestantes vêm com o sonho de pegar seu bebê no colo e levar para casa, mas infelizmente não é sempre isso que acontece. Trazer esse assunto para debate é fundamental para cada família que passa ou passou por isso. Quanto mais conversamos e tiramos dúvidas, mais seguros ficamos para enfrentar as dificuldades que a prematuridade traz”, afirma Rafaella.
A coordenadora explica, ainda, que a troca de experiências entre mães que passam ou passaram por isso é essencial, pois cada bebê que nasce prematuro tem um tempo diferente de internação e, de uma forma geral, depende de evolução clínica, ganho de peso, idade gestacional e outros parâmetros clínicos.
O Novembro Roxo representa sensibilidade, cuidado e transformação. Promovendo um espaço de acolhimento e mobilização social para a causa.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2025
DO PRÉ-NATAL AO PRIMEIRO COLO: A IMPORTÂNCIA DO...
1 em cada 10 bebês nascidos no Brasil chega ao mundo antes...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2025
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O I SIMPÓSIO DE MEDICINA...
O simpósio promete um dia de debates qualificados e...