Foto: Divulgação
Em participação na COP30, em Belém (PA), a governadora Raquel Lyra esteve nos debates sobre o desenvolvimento sustentável e reforçou papel estratégico do Nordeste na produção de energia limpa. Segundo a governadora, Pernambuco busca atrair novos investimentos para impulsionar um ciclo de desenvolvimento sustentável no Estado, com foco em inclusão social e descarbonização da economia. Em seu último compromisso no evento, nesta quarta-feira (12), a gestora participou da 13ª Reunião Anual de Alto Nível da Iniciativa Caring for Climate, promovida pelo Pacto Global da ONU, sendo a única governadora brasileira neste encontro.
“O mundo olha hoje para o Nordeste brasileiro como parte da solução para a descarbonização da economia global, porque produzimos energia limpa, eólica e solar. Viemos a Belém para nos conectar com o mundo, apresentar Pernambuco e garantir novos investimentos para nossa região. Queremos viver um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, que gere oportunidades e melhore a vida das pessoas, sem deixar ninguém para trás”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Durante as agendas na COP30, o Governo de Pernambuco debateu as soluções para a economia verde e apresentou iniciativas sustentáveis que já acontecem no Estado, como o projeto de Usina Solar Noronha Verde em Fernando de Noronha, realizado pela Neoenergia, e o novo terminal de contêineres da Maersk no Porto de Suape, que será 100% eletrificado.