Mais Categorias
Notícias

MOSTRA MEL DE URUÇU DE CINEMA RECEBE INSCRIÇÕES DE CURTAS PERNAMBUCANOS ATÉ 30 DE SETEMBRO

MOSTRA MEL DE URUÇU DE CINEMA RECEBE INSCRIÇÕES DE CURTAS PERNAMBUCANOS ATÉ 30 DE SETEMBRO

Foto: Divulgação

    Compartilhe:

O cinema do interior de Pernambuco é protagonista da 1ª edição da Mostra Mel de Uruçu, que está com inscrições abertas até 30 de setembro. O evento, busca celebrar o imaginário da região reunindo produções que dialoguem com o cotidiano e as tradições do interior de Pernambuco. Os selecionados integrarão a programação oficial do evento, que será realizado no Cine Mascarenhas, em Macaparana – PE, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2025.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário online: forms.gle/8FdhmtLEZ9EboMMk7. Podem participar curtas-metragens de até 20 minutos, incluindo créditos, produzidos no interior de Pernambuco em qualquer período. Este ano, a programação da Mostra Mel de Uruçu está organizada em três panoramas e os proponentes devem indicar, no momento da inscrição, em qual deles desejam inscrever o seu filme. São eles:

 

- Mostra Capibaribe-mirim – voltada ao público infantil, reúne curtas que exploram de forma lúdica o imaginário da Zona da Mata e do interior de Pernambuco.

 

- Mostra Raízes – aberta ao público geral, traz obras ficcionais que abordam o cotidiano, os afetos, as tradições culturais e as transformações sociais, tecnológicas e ambientais do interior.

 

- Mostra Heranças – destinada ao público geral, apresenta documentários sobre mestres, figuras da cultura popular e histórias originais do interior pernambucano.

 

“A escolha dessa janela para o cinema produzido no interior foi pensada, justamente, como uma necessidade de reconhecimento. Isso porque o cinema que a gente faz carrega a marca de quem vive aqui, da nossa identidade, da nossa história”, destaca o idealizador e diretor João Francisco.

 

 

Mais Atividades

 

Além das exibições de filmes, a Mostra Mel de Uruçu contará com uma programação paralela e cultural que inclui roda de conversas, atividades de preservação do cinema e debates. “Queremos que a mostra vá além da tela. É um espaço de encontro e troca de saberes, e as ações paralelas ampliam essa experiência.” destaca o idealizador.

A Mostra Mel de Uruçu é realizada pela Uruçu Filmes e Noize Audiovisual, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), por meio do 18º Edital Funcultura Audiovisual (2023/2024) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Governo de Pernambuco.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook