

Foto: Divulgação
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), sancionou nesta terça-feira (17) uma lei que proíbe tatuagens e a aplicação de piercings com fins estéticos em cães e gatos. A medida, assinada também pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, altera a Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998) e inclui a prática entre as condutas lesivas ao meio ambiente.
A nova legislação considera o ato como abuso e maus-tratos contra animais, equiparando-o a ferimentos e mutilações. A proposta foi apresentada pelo deputado Fred Costa (PRD-MG) e aprovada pelo Congresso Nacional. A Constituição Federal já veda práticas que submetam animais à crueldade.
Pets agora têm "RG" digital
Além da nova lei, o governo lançou em 2025 o Sinpatinhas, o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, que funciona como um RG digital para cães e gatos. O cadastro gratuito é feito pela internet, via portal gov.br, e gera uma carteirinha com QR Code que pode ser presa à coleira.
O sistema reúne dados como nome, raça, sexo, histórico de vacinação e endereço do animal. Também permite o uso por ONGs, empresas e comunidades. O governo lançou ainda o Propatinhas, que oferece castração e microchipagem gratuitas para os pets registrados.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Sete hospitais do SUS entram para ranking dos melhores...
Ranking foi feito pela Newsweek em parceria com a Statista...
- Por REDAÇÃO
- 13/09/2025
Brasil passa a oferecer terapia gênica para Atrofia...
O tratamento será feito com o medicamento Zolgensma,...
- Por REDAÇÃO
- 04/09/2025
Casos de dengue caem 57% em Pernambuco, aponta boletim...
Estado confirma 7.475 casos de dengue, 732 de Chikungunya e...