Pernambuco volta a ter representante na maior olimpíada de física do mundo após 10 anos
Foto: Karolayne Guedes/Colégio GGE
O estudante Eduardo Barbosa, do Colégio GGE, foi selecionado para representar o Brasil na International Physics Olympiad (IPhO) 2025, que será realizada entre os dias 18 e 24 de julho, em Paris. É a primeira vez em uma década que Pernambuco volta a ter um representante na maior competição de física do mundo para alunos do Ensino Médio.
Eduardo integra a equipe brasileira composta por apenas cinco estudantes. A trajetória até a IPhO incluiu diversas conquistas: medalhas na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), destaque no Torneio Brasileiro de Física (TBF) e participação na Seletiva para Olimpíadas Internacionais de Física (SOIF).
Com apoio da equipe olímpica do GGE, o estudante passou por treinamentos teóricos e experimentais avançados, com práticas em laboratórios da UFPE e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de suporte psicológico e pedagógico especializado.
Na IPhO, os estudantes enfrentam duas provas – uma teórica e uma experimental – aplicadas em dias diferentes, com duração de cinco horas cada e pontuação total de 50 pontos. A competição é individual e reúne delegações de todo o mundo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/09/2025
PROJETO GRATUITO CAPACITA MULHERES DO AGRESTE NO...
Desenvolvido em São Vicente Férrer, conhecido como a...