
PROJETO GRATUITO CAPACITA MULHERES DO AGRESTE NO ARTESANATO COM FIBRA DE BANANEIRA

Foto: Divulgação
Estão abertas, a partir desta segunda-feira (15), as inscrições para o projeto “Oficina Fio e Renda: formando mulheres de fibra”, em São Vicente Férrer, no Agreste pernambucano. A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada para mulheres que desejam capacitação e novas oportunidades de renda a partir do artesanato tradicional com fibras da bananeira. O resultado será a criação de uma coleção especial de roupas customizadas e acessórios sustentáveis.
As atividades acontecerão aos sábados, entre os dias 20/09 e 08/11, no Centro de Artesanato Fio e Renda, sob coordenação da artesã e professora Maria de Fátima Alves, idealizadora do projeto. Em parceria com o Fundo Municipal de Assistência Social, serão realizadas ações de divulgação, cadastro e inscrição, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade que buscam autonomia por meio do trabalho artesanal.
O conteúdo do curso será dividido em duas etapas. A primeira abordará a identificação e coleta do pseudotronco da bananeira, em vivência prática no bananal. A segunda fase contemplará técnicas de desfibragem, tecelagem manual, cestaria, revestimento de cerâmica, crochê com fibras, tingimento natural e a produção de peças sustentáveis, a exemplo de uma coleção de roupas e também de acessórios, colocando em prática o conhecimento adquirido.
“Criamos esse projeto como uma oportunidade de gerar autonomia para as mulheres. Vivemos em uma região rica na produção de banana e identificamos uma nova possibilidade na cadeia produtiva a partir do que resta desse processo. Assim, acreditamos nesse trabalho como um transformador social”, defende Maria de Fátima Alves.
Como culminância, será promovida, no dia 8 de novembro, uma exposição com comercialização das peças produzidas, além da entrega dos certificados de participação. O evento ocorrerá no próprio Centro de Artesanato Fio e Renda, valorizando a produção das alunas e dando visibilidade ao trabalho realizado ao longo da oficina.
“Enquanto produtor geral sei que esse projeto vai ser um divisor de água na vida dessas mulheres. Acredito que vamos colher bons resultados e que o público irá ficar encantado com as peças produzidas na etapa final”, ressalta Clébio Marques, da Usina Produções.
O projeto conta com incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco. A coordenação artística e administrativa é de Tarcísio Alves de Lima.
Serviço:
Inscrições: “Oficina Fio e Renda: formando mulheres de fibra”
Quando: de 15 a 20 de setembro
Onde: Centro de Artesanato Fio e Renda – Rua João Pessoa, 17 – São Vicente Férrer, PE
Informações: @fioerenda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/09/2025
PROJETO GRATUITO CAPACITA MULHERES DO AGRESTE NO...
Desenvolvido em São Vicente Férrer, conhecido como a...
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
SESI-PE LANÇA EDITAL COM 690 BOLSAS DE ESTUDO...
A inscrição é gratuita e as vagas são para todas as 12...
- Por REDAÇÃO
- 08/09/2025
DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO: UM CONVITE À...
Por Reginaldo Arthus, professor de pedagogia
- Por REDAÇÃO
- 29/08/2025
PREFEITURA DE CARUARU DIVULGA NOVA LISTA DE CRIANÇAS...
Os responsáveis devem efetivar a matrícula...
- Por REDAÇÃO
- 28/08/2025
“A Trama Plástica” oferece oficinas gratuitas...
Além da dimensão ambiental, o projeto busca estimular...