Mais Categorias
Educação

Póscom abre inscrições para mestrado

Póscom abre inscrições para mestrado

Foto: Divulgação

    Compartilhe:

O Programa de Pós-graduação em Comunicação e Inovação Social (PósCom), do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, está com inscrições abertas, de 1 a 31 de julho, para o preenchimento de 23 vagas para segunda turma do curso de Mestrado, que conta com duas linhas de pesquisa: 1) Cultura de Inovação em Novos Fluxos Comunicacionais e 2) Indústrias Criativas e Territorialidade. O processo seletivo, que será realizado entre os meses de agosto e dezembro, é constituído por 5 etapas: Homologação das Inscrições, Avaliação de Projeto de Pesquisa, Prova de Conhecimento, Entrevista e Defesa de Projeto e Análise da Ficha de Avaliação Acadêmica. As aulas começam em março de 2026.

Para se candidatar, é preciso conhecer o edital, disponível no site www.ufpe.br/poscom, e efetivar a candidatura pelo site https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto. As inscrições custam R$ 50, conforme boleto gerado pelo SigaA após a inscrição. Podem pedir dispensa da taxa até o quinto dia anterior ao encerramento das inscrições candidatos que se enquadram em uma das seguintes situações: estejam inscritos(as) no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto no 6.135/2007; sejam alunos(as) regularmente matriculados(as) na UFPE, que comprovem ser concluintes de curso de graduação ou mestrado; sejam servidores(as), ativos(as) ou inativos(as) (técnicos- administrativos e docentes); sejam professores(as) substitutos da UFPE.

São exigidos, além de dados pessoais, na inscrição: a) Ficha de Inscrição preenchida, através do site do processo seletivo no SIGAA; b) Cópias de Carteira de Identidade, CPF e comprovação de quitação eleitoral  (obtida através do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE), para brasileiros; c) 01 (uma) foto 3 x 4, recente; d) Currículo Lattes (fazer download do currículo no endereço http://lattes.cnpq.br/, não aceitaremos a indicação do link do Currículo Lattes); e)  Ficha de Avaliação Acadêmica devidamente preenchida com os respectivos documentos comprobatórios; f) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; g) Diploma ou comprovante de conclusão do Curso de Graduação ou declaração de que é provável concluinte até janeiro de 2026 (emitida pela instituição e assinada pelo coordenador do curso); h) Cópia do histórico escolar do Curso de Graduação e i) Projeto de Pesquisa.

O projeto de pesquisa deverá seguir o modelo do edital, vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa, com o mínimo de 8 (oito) e o  máximo de 10 (dez) páginas (desconsiderando a capa, a contracapa e as referências bibliográficas). O projeto deverá conter título, linha de pesquisa, introdução e justificativa, fundamentação teórica, objetivos (geral e específicos), metodologia e referências. Deve ser  digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e todas as margens com 2,5. A não  observação desses critérios acarretará a eliminação do projeto. O projeto não deve ser identificado com o  nome do candidato, nem conter qualquer outro dado que possa identificá-lo. 

O PósCom é a primeira pós-graduação stricto sensu em Comunicação do interior de Pernambuco e tem como área de concentração Comunicação e Inovação Social. Atuam no programa 11 professores do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste. A linha 1 é composta pelos professores: Daniela Bracchi, Diego Gouveia, Fabiana Moraes, Ricardo Sabóia, Rodrigo Barbosa e Sheila Borges. Na linha 2, estão os docentes: Amanda Mansur, Amilcar Bezerra, Iomana Rocha, Juliana Leitão e Fátima Finizola.

A primeira linha reúne propostas que estudam a cultura de inovação no âmbito dos novos fluxos comunicacionais e as complexas relações que tecnologias, linguagens e produtos estabelecem com a sociedade. A segunda aceita estudos que discutem a inovação comunicacional no âmbito das indústrias criativas e as complexas relações que os bens e produtos culturais gerados tecem com a produção de territorialidades.

O objetivo do PósCom, que está sob a coordenação dos professores Diego Gouveia e Sheila Borges, é formar professores e pesquisadores no campo da Comunicação e Inovação com ênfase em aspectos teóricos e metodológicos que possibilitem o avanço científico da área. Os estudantes aprovados deverão cumprir 24 créditos, sendo 12 em disciplinas obrigatórias e os outros 12 em eletivas. Ao final, devem apresentar uma dissertação como produto da pesquisa realizada.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook