
Projeto FACES capacita estudantes da rede pública de Caruaru como agentes de comunicação e cultura

Foto: Dani Leite
Estudantes da rede pública de Caruaru encerraram um ciclo de oficinas de comunicação, arte e cultura com uma mostra coletiva repleta de criatividade e protagonismo. A ação fez parte da primeira edição do projeto Formação de Agentes de Comunicação Comunitária em Escolas (FACES), que capacitou alunos da Escola de Tempo Integral Prefeito João Lyra Filho, no bairro do Salgado, para atuarem em suas escolas e comunidades.
De março a julho, 29 estudantes do ensino fundamental participaram de 13 oficinas temáticas conduzidas por oficineiros fixos e profissionais convidados. As atividades abordaram diferentes linguagens e expressões artísticas, como: escrita criativa, com a jornalista Stephanie Sá; produção de podcast, com Victoria Melo; zines e fotozines, com a fotógrafa Maroca; grafite, com o coletivo AsMinas Colab; teatro, com o ator Rosberg Adonay; audiovisual, com a produtora Dani Leite; e acessibilidade, com Mateus Guardião.
“Eu achei a eletiva maravilhosa. Aprendi sobre teatro, acessibilidade e outras coisas. Achei uma experiência ótima participar de todos os projetos, mas o que eu mais gostei mesmo foi de grafite. Eu me apaixonei pelo grafite”, revela a estudante Letícia Beatriz, do 8º ano da ETI.
Ao fim da formação, os alunos desenvolveram 10 produtos coletivos. Entre eles, três curtas-metragens de ficção, uma peça de teatro, um podcast, uma mostra de cinema, uma exposição fotográfica e dois murais colaborativos de lambe-lambe e grafite na fachada da escola. Também foram criadas produções individuais, como contos, fotozines e imagens com pinhole.
“O FACES foi pensado como um espaço para desenvolver habilidades, mas, principalmente, para mostrar que a comunicação, a arte e a cultura estão ao alcance de todos e podem ser aliadas no estímulo à criatividade desses estudantes e à transformação das comunidades em que vivem”, afirma o professor e idealizador do projeto, Luis Enrique.
Contemplada pelo Edital de Formação em Direitos Humanos da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco (2023), a primeira edição do projeto FACES contou com a coprodução e oficinas da comunicóloga Gabriella Ambrósio, consultoria de acessibilidade de Roseelly Ramos, projeto gráfico de Junitti Julio, cobertura fotográfica de Dani Leite e assessoria de imprensa de Gabriela Luna.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Projeto FACES capacita estudantes da rede pública de...
Por meio de oficinas práticas, a iniciativa abordou...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Pernambuco volta a ter representante na maior...
Eduardo integra a equipe brasileira composta por apenas...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
IEL-PE abre inscrições para curso presencial de...
Voltada para estudantes e profissionais de diversas áreas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Senac em Caruaru ganha Laboratório de Simulação...
Formação inovadora conta com manequim de alta fidelidade...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
IFPE Garanhuns promove workshop sobre técnicas vocais...
Atividade será conduzida pela professora Amanda Cabral no...
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Curso de Acupuntura Auricular será realizado em...
Voltado para estudantes e profissionais da área da saúde...