Foto: Divulgação
O Dia dos Avós - celebrado em 26 de julho - tem se popularizado e ganhado força no comércio de varejo brasileiro como uma data comemorativa com forte apelo emocional, a exemplo do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Aliado a isso, a chamada Economia Prateada (mercado em crescimento, voltado às demandas dos idosos, pelo envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida) tem cada vez mais tornado acessível produtos para o público sênior.
Segundo o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, em datas como essa, geralmente se busca presentear com itens que transmitam atenção, carinho e afeto. "A exemplo dos de perfumaria e cuidados pessoais, confecções, artigos religiosos, livros, além dos personalizados. Apesar de não ter o mesmo impacto de outras datas sazonais no calendário varejista, esta é uma ótima oportunidade para estimular o aumento das vendas através de estratégias para atrair o consumidor", destaca.
O crescimento da população idosa no país reforça a importância da data. Em 2023, o Brasil contava com aproximadamente 33 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com o IBGE. O número deve dobrar até 2050, segundo a projeção. O fator tem impulsionado uma nova geração de consumidores. "Por isso, o comércio de varejo está cada vez mais atento a este nicho, estimulando campanhas e fortalecendo as oportunidades de vendas", complementa Rossini Batista.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/10/2025
Venda de livros aumenta mais de 7% em setembro em...
Vendas de ficção, infantojuvenis e livros de colorir...
- Por REDAÇÃO
- 14/09/2025
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, aponta IBGE
Resultado atinge maior patamar da série histórica
- Por REDAÇÃO
- 02/09/2025
PIB do Brasil cresce 0,4% no segundo trimestre e...
Resultado veio em linha com as projeções do mercado, mas...