PIB do Brasil cresce 0,4% no segundo trimestre e confirma perda de fôlego da economia
Foto: CNI/José Paulo Lacerda
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025, em linha com as expectativas de mercado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do resultado positivo, houve desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando a economia havia avançado 1,3%, impulsionada pela supersafra de soja.
Analistas já previam um ritmo mais lento no período, diante do esgotamento dos efeitos da colheita agrícola recorde e do impacto do aperto no crédito, que freia investimentos e a atividade da indústria. Ainda assim, o mercado de trabalho segue como ponto de sustentação, com a renda média da população em patamares históricos, o que mantém aquecido o consumo das famílias.
Para o terceiro trimestre, economistas projetam leve retomada da atividade, sustentada pelo pagamento de precatórios e pela expectativa de uma safra recorde de milho. O cenário, contudo, segue limitado pela política monetária do Banco Central, que mantém juros elevados para conter a inflação.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/10/2025
Venda de livros aumenta mais de 7% em setembro em...
Vendas de ficção, infantojuvenis e livros de colorir...
- Por REDAÇÃO
- 14/09/2025
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, aponta IBGE
Resultado atinge maior patamar da série histórica
- Por REDAÇÃO
- 02/09/2025
PIB do Brasil cresce 0,4% no segundo trimestre e...
Resultado veio em linha com as projeções do mercado, mas...